Registre sua Marca agora!


É muito rápido e fácil, não deixe sua marca sem dono.

Pesquisa de Marca

Inovação ganha importância para o comércio exterior

 

 

 

O presidente do INPI, Jorge Ávila, destacou a importância do Instituto na promoção da inovação, fundamental para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros. A observação foi feita durante o painel “Cenários do comércio exterior e impacto das novas medidas de política industrial”, no Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex 2011), no dia 19 de agosto, no Rio de Janeiro, cujo tema principal foi a queda no volume de exportação de produtos manufaturados.

O painel contou com a exposição de Roberto Giannetti da Fonseca, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e diretor da Federação das Indústrias de São Paulo, e de José Augusto de Castro, que é também vice-presidente da AEB. No que diz respeito à balança comercial brasileira, Giannetti ressaltou que, embora o saldo seja positivo no conjunto, o quadro é grave em relação aos manufaturados, podendo chegar a um déficit de cerca de US$ 100 bilhões este ano. 

A alta das commodities, aliada ao sucesso do agronegócio, é o que vem sustentando a balança comercial brasileira, segundo José Augusto Castro. Ele fez menção ao crescimento do mercado brasileiro, principalmente ao aumento de renda das classes menos favorecidas, destacando, contudo, que o aumento do consumo se voltou para produtos importados.